terça-feira, 19 de novembro de 2013

A cabeça do bebé: tudo o que precisa saber!

A cabeça é das zonas do corpo que mais preocupa os pais, “Tenho medo que se magoe.”, “É tão frágil!”. O motivo de preocupação deve-se sobretudo às partes moles às quais vulgarmente se chama “moleirinha” mas que cientificamente se chamam fontanelas e suturas. Estas estruturas existem para facilitar a passagem do bebé através do canal de parto e permitem o crescimento cerebral. À medida que o bebé cresce estas estruturas vão sendo cada vez menores e entre os 12 e os 18 meses encerram por completo.

Logo após o nascimento a cabeça do bebé pode ter um aspeto assimétrico devido à posição in útero ou pode ter zonas salientes que resultam do trabalho de parto traumático, quando por exemplo se recorre a ventosas para o bebé nascer.

“De que cor serão os olhos do meu bebé? Iguais aos do pai? Iguais aos meus?”. Vai ter que esperar algum tempo para responder a estas questões uma vez que a cor dos olhos só se define quando o bebé atinge o ano de idade. Até lá o cinzento-claro, o azul-escuro e o castanho vão confundido a família que anseia por saber qual será a cor.
Sabia que a maioria dos bebés quando chora não produz lágrimas? Até cerca das 2 a 4 semanas de vida o bebé produz poucas ou nenhumas lágrimas. Por este motivo temos de ter atenção redobrada quando aparece uma remela mais amarelada ou em maior quantidade, pode ser sinónimo de infeção (conjuntivite) e necessitar que se aplique alguma medicação oftalmológica.

O estrabismo é comum nos primeiros meses e pode prolongar-se durante o primeiro ano.
O nariz é um órgão precioso para o bebé. Os recém-nascidos só respiram pelo nariz! Por este motivo é fundamental mantê-lo limpo. Quando lhe parece obstruído limpe-o com soro fisiológico sempre antes de ser alimentado para que não haja risco de vómito. Evite sempre que possível o uso de aspiradores nasais pois estes eliminam células e consequentemente o organismo vai acabar por produzir mais secreções.

"O meu bebé espirra tanto, será que está constipado?". Logo após o nascimento e durante as primeiras horas de vida o espirro é normal, porque ainda há vestígios de líquido amitótico a nível das vias respiratórias que incomodam e que o organismo quer expulsar.
★★



Sem comentários:

Enviar um comentário