terça-feira, 13 de maio de 2014

Porque bolçam os bebés?

“O que se passa com o meu bebé que bolça sempre depois de comer?” ”Será que é do meu leite?” “Estará mal disposto?”

Estas são dúvidas muito frequentes uma vez que a maioria dos recém-nascidos, seja em maior ou menor quantidade, bolçam. O bebé bolça, quando a acompanhar o arroto ou não, voltam à boca pequenas quantidades de leite. A maioria dos pais ficam logo muito aflitos porque quaisquer gotinhas de leite junto à boca do bebé fazem parecer que bolçou muito.

Este regresso à boca de parte do leite que foi ingerido deve-se à imaturidade de uma membrana que está na parte final do esófago, que funciona como uma pequena tampa que abre mais do que deve, facilitando a saída do leite. Outra situação frequente acontece com os bebés muito “sôfregos” que “querem mamar este mundo e o outro” mamam tão rápido que engolem mais ar. O ar ocupa espaço no estomago e por isso o leite não cabe todo e por isso sai mais facilmente.

Caso o bebé mantenha o aumento de peso esperado, coma bem e faça bem cocó então não se preocupe. Tenha apenas alguns cuidados adicionais: opte por alimentá-lo em posições mais verticais o que irá facilitar a progressão e digestão do leite; coloque o bebé a arrotar mais frequentemente, obrigando-o a mamar mais calmamente; quando o deitar opte por colocar a cabeceira da cama mais elevada com uma inclinação de 300; e evite alterações de posição bruscas que provocam maior agitação do leite no estomago estimulando a sua saída.

É importante distinguir bolçar de vomitar uma vez o vómito exige esforço por parte do recém-nascido e normalmente é uma saída de leite pela boca em maior quantidade e de forma brusca que pode até ocorrer em jato. Bolçar é uma situação comum e não requer grande preocupação, no entanto o vómito e sobretudo se for frequente pode estar associado a alguma alteração que deve ser comunicada a um profissional de saúde.

Descontraía e não se assuste! Apenas tem de estar preparado para lavar muitas roupinhas e fraldas de pano!

★★


Sem comentários:

Enviar um comentário