terça-feira, 27 de maio de 2014

Rastreio auditivo neonatal

"Mas o que é o rastreio auditivo?"" Todos os bebés o fazem?"" Porque não passou no teste?"

O rastreio auditivo permite diagnosticar precocemente perdas auditivas e intervir a fim de reduzir ou eliminar as consequências dos défices diagnosticados. Um bebé que não ouve bem tem dificuldades na aquisição da fala e o seu desenvolvimento cognitivo e emocional é comprometido. Sem a realização deste teste é difícil suspeitar que há problemas auditivos, apenas aos 2 anos aquando da aquisição da fala é que se torna mais evidente ou através de comportamentos estranhos como quando a criança se isola.

Atualmente e idealmente o rastreio é realizado nas maternidades onde o recém nascido nasce, antes da alta, mas pode ser feito até ao primeiro mês de vida.

Através de um aparelho próprio o enfermeiro ou técnico com formação na área introduz a ponta do aparelho encostando-o o ao canal auditivo, por isso é um exame que não causa dor ao seu filho. O resultado é imediato sendo o bebé "aprovado", concluindo aqui o rastreio ou "encaminhado". Com este último resultado não significa que haja perda auditiva mas sim que é necessário repetir o teste e só depois dessa repetição é encaminhado para outro tipo de testes que dão o diagnóstico final.
Por vezes há necessidade de repetir o teste uma vez que ele é muito sensível e quando o bebé está impaciente a chorar ou quando há muito ruído interfere com o resultado. O que também pode acontecer se o bebé tiver muita secreção no canal auditivo. Nestes casos quem está a realizar o teste dar-lhe-á todas as indicações necessárias.

Mesmo quando um bebé é "aprovado" no rastreio, caso pertença ao grupo de risco, ou seja, um bebé que tenha mais probabilidade de desenvolver patologia auditiva como recém-nascidos com familiares com deficiência auditiva, com baixo peso à nascença entre outros devem ser acompanhados e vigiados até à idade da aquisição de linguagem. Sempre com o intuito de detectar qualquer alteração o mais precocemente possível.
O resultado é registado no boletim do bebé para que seja consultado sempre que necessário.

Este rastreio assim como o do teste do pézinho são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento de um bebé feliz.

★★

                        

1 comentário:

  1. Muitos parabéns pelo artigo. Está muito bem conseguido.
    Liliana Silva (Audiologista)

    ResponderEliminar