segunda-feira, 21 de abril de 2014

Alimentação artificial: como oferecer o leite ao bebé

Chegámos à terceira e ultima etapa! Depois de preparar o material e o leite, chegou a hora de o oferecer ao bebé.

3. A oferta do leite ao bebé.

Depois de preparar o leite pode conservá-lo no frigorífico para que seja utilizado nas próximas 24 horas. Retire-o apenas antes da sua administração e desperdice-o caso passe esse tempo. Quando chega a hora de o aquecer opte por fazê-lo num aquecedor de biberões ou em banho-maria durante um período de tempo não superior a 15 minutos. Algumas teorias defendem que o aquecimento no micro-ondas pode alterar a composição do leite. No entanto, o mais preocupante no que se refere ao seu aquecimento do leite no micro-ondas são as queimaduras que podem ser causadas pelo facto da temperatura a que fica não ser homogénea. Use o leite de imediato após ter sido aquecido. Eventualmente pode utilizá-lo no máximo nas próximas 2 horas caso contrário desperdice-o e nunca o reaqueça. O leite que sobra também nunca deve ser reaproveitado.  

Não existe uma temperatura ideal à qual o bebé deve beber o leite. Alguns preferem o leite à temperatura ambiente outros o leite quente. De qualquer das formas teste sempre antes de o oferecer deitando umas gotas no seu punho e saberá se já está pronto. Caso esteja demasiado quente aguarde um pouco que arrefeça ou passe o biberão por água fria corrente e depois agite para que fique homogéneo de novo.

Ao oferecer o leite ao bebé coloque-se numa posição confortável, siga as mesmas dicas que sugerimos na publicação sobre o posicionamento do bebé à mama (www.blogochadebebe.blogspot.pt/2014/03/posicionamento-do-bebe-mama). Não o deite demasiado para que a digestão seja mais fácil e para que não aumente o risco de se engasgar. Preencha a totalidade da tetina com leite para que não engula muito ar. Alguns bebés não sabem fazer as pausas necessárias para respirar e podem engasgar-se também. Nestes casos temos de ser nós a fazer essas pausas e a retirar-lhe o biberão da boca. Fique atento e observe as necessidades do seu bebé.  

Siga sempre as indicações do seu pediatra no que diz respeito às quantidades que deve oferecer e respeite os intervalos de tempo entre cada alimentação tal como abordamos no tema da amamentação.

★★


Sem comentários:

Enviar um comentário