segunda-feira, 14 de abril de 2014

Alimentação artificial: a preparação do leite


Depois de preparar todo o material e antes de oferecer o biberão ao bebé, há que preparar o leite.

Existe hoje em dia alguma controvérsia relativamente à esterilização do material e à utilização de água fervida. A água que podemos obter das nossas torneiras é bacteriologicamente pura. Por este motivo se lavar bem as mãos e se lavar os biberões com água bem quente e escovilhão logo depois da mamada, para que o leite não seque nas paredes do biberão, pode prescindir da esterilização e igualmente pode dispensar a fervura da água. 

Se por acaso não confia na qualidade da sua água da torneira então ai respeite todos os passos que recomendamos de seguida. Se confiar na água de sua casa mas ainda assim fica mais tranquilo por esterilizar e ferver a água então faça-o.

Há alguns cuidados que deve ter em conta e por isso dedicamos esta publicação a esse tema. 

  1. A preparação do leite;
1. O primeiro passo e um dos mais importantes: lavar cuidadosamente as suas mãos.

2. Pode usar água da torneira ou água engarrafada. Se utilizar água engarrafada vá variando a marca pois cada um tem composição mineral diferente. Ferva a água durante 3 a 5 minutosNão deve exceder este tempo para que não comece a evaporar. A evaporação vai tornar a água concentrada em sais, o que não é aconselhado podendo causar obstipação ao bebé. Não volte a ferver uma água já fervida.
A temperatura da água por sua vez não reúne consenso uma vez que a OMS recomenda a reconstituição do leite em pó em água a 70ºC mas pode encontrar recomendações do fabricante que referem que a água deve estar a 40ºC.
3. Comece por colocar no biberão a água e só depois o pó.
4. É muito importante cumprir a quantidade de água e a quantidade de pó. Evite medidas “a olho”! As medições devem sempre ser realizadas no nível dos olhos e não de cima para baixo ou vive versa, o que conduz a erros. Use sempre a colher de medida da própria lata! Essa medida vai garantir que naquela quantidade de água o valor nutricional obtido será o que vem descrito pelo fabricante, ou seja, o que o seu bebé necessita.
A quantidade do pó varia de acordo com a quantidade de água mas cada colher (acessório que vem dentro da lata) deve estar cheia. Como na imagem, passe a colher junto ao bordo da lata de modo a que a medida fique “rasa” retirando o excesso.
5. Adicione o pó à água. Para cada 30ml de água fervida use uma colher “rasa” de pó.
6. Após colocar as medidas do leite em pó feche o biberão coloque a tetina com a respetiva tampa, agite vigorosamente até obter uma mistura sem grumos.
7.Para verificar a temperatura do leite deverá verter umas gotas na região do punho, sem tocar com a tetina em lado nenhum. Verifique se o leite sai gota a gota quando vira o biberão.

★★ 

Sem comentários:

Enviar um comentário