segunda-feira, 17 de novembro de 2014

17 Novembro - Dia Mundial da Prematuridade

Hoje é Dia Mundial da Prematuridade!  O tema está na ordem do dia e não poderíamos passá-lo em branco sem prestar uma homenagem a todos os prematuros, sensibilizando todos os que nos acompanham para esta problemática que é a prematuridade.

Recordamos a nossa publicação de há um ano atrás.

"É frequente ouvirmos por parte dos futuros pais “Só quero que nasça perfeitinho!” quando se referem ao bebé idealizado. Para os pais “perfeitinho” significa ter 2 mãozinhas, 5 dedos em cada mão, 2 perninhas… Desejam um bebé do tamanho “normal” com “tudo no sítio”. No entanto raramente pensam na possibilidade de ter um bebé prematuro, um bebé que tem à partida 2 mãozinhas, 5 dedos em cada mão, 2 perninhas, aparentemente “tudo está no sítio” mas muito imaturo.



Sabia que em todo o mundo, um em cada 10 recém-nascidos é prematuro? “E o que é isso da prematuridade?” Prematuro é qualquer bebé que nasça antes das 37 semanas de gestação. Em Portugal, pode considerar-se viável um recém-nascido a partir das 23/24semanas de gestação. Estes bebés assim tão pequenos podem pesar 500g ou até menos e necessitam de muitos cuidados a nível hospitalar, ficando internados muitos meses até conseguirem viver em casa junto dos pais. São verdadeiros heróis, os bebés e as famílias que passam por esta aventura muitas vezes tão dura que é a prematuridade."
★★




Sem comentários:

Enviar um comentário