sexta-feira, 21 de novembro de 2014

O Pesadelo das Cólicas

 Mas o que são? Porque chora o meu bebé? Está tão irrequieto será que está tudo bem? Procura a mama, mas acabou de mamar...

Estas são situações e dúvidas que atormentam os pais frequentemente. De facto um dos motivos que levam a que um bebé esteja impaciente, irrequieto, num choro quase a gritar depois de já lhe ter sido feito "tudo", são as cólicas.

Surgem habitualmente entre a segunda e a sexta semana de vida e perturbam pais e filhos habitualmente até aos 3/4 meses. No entanto nada é regra e há crianças que no final da primeira semana de vida já são atormentadas pelas cólicas. 

Trata-se de uma dor na barriga que acontece devido à acumulação de ar a nível intestinal e que leva a que a barriga fique "inchada" causando dor. 
Alguns dos fatores apontados como causas das cólicas são o bebé ser muito "sôfrego" a mamar ingerindo muito ar, a alimentação da mãe que amamenta ou a adaptação do bebé à mama. Mas a verdade e o que está comprovado é que a maioria das vezes as cólicas são resultantes da digestão do leite materno ou do artificial (sendo mais difícil a sua digestão provoca mais cólicas) e da própria imaturidade do sistema intestinal do bebé. Assim, os fatores que nomeámos inicialmente poderão agravar as cólicas mas habitualmente não são a razão principal.

Sabemos que o ideal era que as cólicas não existissem mas quando são uma realidade como podemos reduzir a dor e desconforto do bebé? Há alguma forma de as prevenir? Essas serão as dicas do próximo post!!

★★

               

    

Sem comentários:

Enviar um comentário