segunda-feira, 17 de março de 2014

Como saber se o bebé ficou satisfeito depois de mamar?

Uma das dúvidas mais frequentes das mães que amamentam é saber se o bebé ficou satisfeito depois de mamar. “Como é que eu sei que o bebé mamou o suficiente?”, “Será que está a passar fome?” “Mas será que ficou satisfeito?” Estas são das perguntas mais repetidas e transversais a praticamente todas as mães.

Ao contrário da alimentação por biberão, a amamentação não permite controlar a quantidade exata do leite que o bebé consegue ingerir. “O ideal seria que a mama tivesse um contador que contabilizasse a quantidade de leite produzida e a quantidade que o bebé mama!” Pois é, seria ótimo mas a natureza não programou o organismo para tal e o processo é bastante mais natural que isso.
Existem vários aspetos que as mães podem ter em conta para conseguirem dormir descansadas com a certeza de que o bebé está satisfeito.
Tempo do bebé à mama
Em primeiro lugar é importante desmistificar a questão de que o bebé tem de mamar 20, 30 ou 35 minutos. O que é errado! Alguns bebés só mamam 5 minutos e ficam satisfeitos. Bebés mais sonolentos provavelmente demoram mais tempo do que os bebés mais ativos e com vontade de mamar. Assim entende-se que existem vários fatores que interferem com o tempo que o bebé demora a mamar como: a atividade do bebé, a capacidade que ele tem para fazer uma adaptação adequada à mama e ainda a própria produção de leite materno. Efetivamente é importante controlar o tempo da mamada mas principalmente porque um bebé que está 40/45 minutos ou mais à mama pode estar a fazê-la de chucha o que não traz qualquer benefício.

Horário livre e quantidade livre
O bebé amamentado deve mamar em horário e quantidade livre. O que é que isto significa? Pode mamar agora e daqui a 2 horas reclamar novamente com fome. Provavelmente mamou uma menor quantidade e acabou por reclamar mais cedo. Também pode acontecer o seu bebé não acordar para mamar e aí deve ter atenção e não o deixar dormir mais do que 3 horas sobretudo nos primeiros dias de vida. Alguns bebés mais sonolentos podem não acordar o que não significa que os deixemos dormir. Dormir é importante mas ser alimentado também!

Mama tensa versus mama mole
Mas há mais aspetos a ter em conta para avaliar o sucesso da mamada. A mama em que o bebé mamou tem de estar mais leve e menos tensa no final em relação ao início da mamada, podendo até considerar-se que está “vazia”, isso significa que o bebé mamou e é natural que esteja saciado. Mesmo que o bebé esteja 45 minutos à mama se ela continuar igualmente tensa significa que o seu bebé não mamou.

Quantidade de urina e fezes
Olhe para a fralda do seu bebé e veja se tem muita ou pouca urina e controle minimamente a quantidade e cor das fezes. Um bebé que está a ser devidamente alimentado urina bem, uma urina amarela clara. As fezes são normalmente amarelas em forma de grânulos e deve produzir 4 a 5 vezes por dia. Estes são indicadores muito importantes a reter.

Controlo do peso
Para além disso o controlo do peso é fundamental. Não precisa de ter uma balança em casa, nem precisa de pesar o bebé todos os dias pois não vai saber interpretar o aumento de peso e a sua importância, no entanto, deve fazer esse controlo no centro de saúde ou com o seu pediatra de acordo com a sua recomendação. Se o bebé está a aumentar de peso de acordo com o esperado significa que está a ser bem alimentado.

Bebé feliz, confortável e dorme bem
Não se esqueça que o seu bebé pode chorar por outro motivo que não seja fome mas ele está feliz, confortável e dorme bem então está a ser bem alimentado. Descanse e desfrute!



Sem comentários:

Enviar um comentário