segunda-feira, 10 de março de 2014

Posicionamento do bebé à mama

Na última publicação falamos sobre adaptação do bebé à mama e que sinais devemos observar para termos a certeza de que o bebé está a mamar. No entanto, para conseguirmos que este processo seja um êxito devemos criar um conjunto de condições.

Antes de colocar o bebé à mama deve promover um ambiente tranquilo, evitar locais ou situações que lhe possam causar stress. O bebé sente as suas inseguranças e ansiedade, tente descontrair, os seus sentimentos podem influenciar a sua predisposição para mamar. Lembre-se também que irá passar grande parte do seu dia a amamentar e a cuidar do bebé por isso adquira uma posição correta e confortável. Se optar por amamentar sentada escolha uma cadeira/ sofá onde tenha um bom apoio para as costas mantendo-as direitas e não se esqueça que os braços e pés também devem estar apoiados. Manter as costas direitas é sem dúvida fundamental por isso adeque a altura do bebé em relação à mama com almofadas, aproximando o bebé da mama e não o inverso.
Desde que se garanta uma adaptação à mama adequada e o conforto da mãe e do bebé estejam assegurados existem várias posições possíveis e nenhuma delas é mais válida que a outra, apenas em algumas situações específicas existem umas mais recomendadas que outras.
A maioria das mães portuguesas e em grande parte do Mundo preferem amamentar sentadas, na chamada posição tradicional em que o bebé é deitado com a cabeça virada para o lado em que vai mamar. Não significa que esta seja a mais adequada para o seu bebé. Experimente as outras e saberá!

 No caso de mães com bebés prematuros ou pequenos a posição tradicional invertida pode ser útil para facilitar a pega uma vez que a mãe fica com uma mão completamente livre para segurar e posicionar a mama e o bebé de acordo com as necessidades. É também preferido por muitas mães submetidas a cesariana pois o bebé não toca na região abdominal. Uma das grandes vantagens desta posição é permitir o esvaziamento da região da mama abaixo da axila, isto porque o não esvaziamento desta zona é causa é frequentemente de bloqueio dos canais por onde o leite passa o que pode causar vários problemas na mama.


 Pode parecer estranha esta posição em que o bebé fica como que sentado de frente para a mãe no entanto, tanto uma como outra são posições aconselhadas para bebés sonolentos e que têm dificuldade em manter uma pega eficaz, a primeira para o recém-nascido e a segunda para bebés maiores. Nesta posição, o recém-nascido não se sente tão aconchegado e quente e por isso fica mais tempo desperto e disposto a mamar.


 
 
 
 
 
A posição de deitada é muitas vezes eleita numa fase ainda de pós parto (normal ou cesariana) e também no período noturno. Para tornar a posição mais confortável, poderá apoiar a sua cabeça com 2 almofadas, evite apoiar sobre o cotovelo pois irá sentir o braço cansado. Não se esqueça de pensar em si e no seu conforto! Para evitar que o bebé se vire pode colocar um rolinho atrás das suas costas. Por ser uma posição tão confortável a mãe pode adormecer mais facilmente por isso certifique-se que o bebé não corre o risco de cair ou mesmo da mãe ficar sobre ele. É importante relembrar que o bebé deve dormir na sua própria cama!
Esta posição é ótima em caso de gémeos permitindo que sejam amamentados em simultâneo. Deverá colocar uma almofada grande debaixo das suas cabeças para que fiquem à altura da mama e as suas mãos devem ficar livres para apoiar as costas de cada um deles.

Durante os primeiros dias experimente as várias posições que propomos ou até outras que lhe pareçam confortáveis. Poderá variar a posição do bebé de mamada para mamada o que até pode ser benéfico porque permite mais facilmente que o bebé receba o leite produzido em diferentes zonas da mama. No caso do bebé conseguir esvaziar a mama por completo sem mudar de posição, não o faça pois não é necessário.
 Se encontrou a posição ideal para ambos, ótimo!  A amamentação deve ser um momento prazeroso e agradável para a mãe e para o bebé.
★★

Sem comentários:

Enviar um comentário